Baseada no universo de League of Legends (LOL), o famoso jogo da Riot Games, Arcane é uma série de animação que gira em torno do equilíbrio entre a riqueza de Piltover e a decadência de Zaun. Enquanto Piltover move-se em defesa de suas tradições (casas, renomes, posições familiares, hegemonia cultural), Zaun permeia o caminho da fome, miséria e da grande desestabilidade social.

Em meio ao conflito tecnológico das duas cidades, surge a história de duas irmãs, Jinx (Powder) e Vi. Abandonada por sua irmã na infância, Jinx constrói uma personalidade forte com traços psicológicos conturbados, o que facilita a aproximação do vilão, Silco. Antes aliadas inseparáveis, as irmãs terminam por lutar em lados opostos nesse conflito, onde Jinx assume um papel primordial no ‘’submundo’’ de Zaun, enquanto Vi defende os interesses de Piltover, promovidos por Jayce em sua busca pela paz.

Arcane tem como pilar em sua história o desenvolvimento tecnológico promovido pelas duas cidades, de formas totalmente distintas. Piltover apresenta cientistas brilhantes, como Jayce, Viktor e Heimerdinger, sendo os dois primeiros, os responsáveis pela nova tecnologia promovida pela cidade, a Hextec, que caminha entre o físico e o mágico, sendo por muitas vezes incontrolável. Já Zaun, baseia sua força em uma nova e poderosa droga produzida pelos cientistas da Subferia, que transforma o indivíduo em um ‘’super humano’’, com o custo de, por vezes, torná-lo  incontrolável e mortal.

A série retrata contundentemente a violência exercida por Piltover a Zaun, com repressão policial fora do comum, que acaba por exacerbar-se com as novas tecnologias produzidas na cidade economicamente mais forte. Essas perspectivas de controle, acabam fomentando a informalidade e a miséria na Subferia, que tem seu mercado envolto por violência e clandestinidade, surgindo o clima de tensão entre as regiões vizinhas. O retrato da desigualdade é fortemente alavancado na série, onde Piltover esmaga a busca por prosperidade de Zaun, que para defender-se, elabora um mecanismo de defesa perigoso, baseando violência em todos os seus passos.

A vontade que os cidadãos de Zaun têm de tornarem-se livres, promove os conflitos em direção ao separatismo das duas cidades, sentimento inclusive muito presente no líder Silco. A sensação de repressão e controle promovida pelos aspectos anteriores, acaba por formar revolta e ódio nos cidadãos da Subferia ao confrontar Piltover. O fato é que, grande parte do cenário econômico e social de Zaun é resultado das políticas apresentadas por Piltover; no cenário político, utiliza o medo e o conflito para ampliar-se e acumular ainda mais poder, onde todo esse sentimento dos Zaunianos é provocado pela marginalização e negação dos direitos fundamentais à propriedade privada e liberdade.

Os líderes de Piltover fundamentam seus atos e ideais na necessidade de segurança contra os ”hostis” Zaunianos, renegando os princípios éticos e fundamentais para o bom funcionamento social.  Fomentando assim, o desejo de liberdade de seus vínculos à nação reprimida de Zaun, demonstrando um paradigma de cura da doença que eles mesmos causaram, mas de forma agressiva e danosa. A negação por séculos de tais liberdades, demonstra como, por muitas vezes, interesses políticos e conflitos culturais inviabilizam a paz de nações. Comprovando que os únicos beneficiados em parasitar uma nação fracassada (econômica e culturalmente) são os governantes detentores da violência. 

A desigualdade apresentada, nada mais é do que o fruto dessa centralização, e a promoção da segurança, um ‘’remédio’’ para uma enfermidade que os próprios piltoverianos causaram. Onde a necessidade de um governo para expandir suas funções está relacionada com a necessidade da resolução de conflitos (em período de paz, há menor necessidade), a minimização desse problema só poderá caminhar para um fim quando a capacidade de cada indivíduo (nação) de governar a si mesmo deixar de ser negada.

Ademais, os temas centrais abordados em Arcane são temas totalmente pertinentes aos dias atuais, que muitas vezes promovem ideais distorcidos (em favor de maior centralização) ou objetivos/narrativas perigosas para exercício da liberdade. Se você deseja entender mais como esses temas estão relacionados, ouça já o episódio do Liberalizando Podcast sobre a série!

Por fim, vale ressaltar que Arcane apresenta uma obra de arte como trilha sonora, bem como um roteiro maravilhoso, tornando-se uma das séries de maior sucesso no gênero de animação produzida pela Netflix, e fidelizando cada vez mais público ao cenário da Riot Games.

Postagens Relacionadas