Por Hector Orlando Orellana Corzo (Traduzido por Daniel Gomes)

O século 21 trouxe um crescimento acelerado às trocas de ideias pelo mundo. Nós estamos na era do crescimento do avanço da tecnologia, facilitando a propagação do conhecimento globalmente. Esta distribuição de conhecimento permite que pessoas descubram rapidamente o que está sendo feito no outro lado do mundo em variados campos de atuação, desenvolvendo novas oportunidades em qualquer país.

De acordo com vários estudos, por volta de 60% da população mundial tem acesso à internet, isto significa que mais da metade das pessoas do mundo podem se conectar umas com as outras e compartilhar conhecimentos que poderão ajudar a criar novos projetos que não seriam possíveis sem as informações que vieram de um lugar distante.

Diferentes culturas ao redor do mundo veem as coisas de formas que podem não ter sido pensadas por você, ou por aqueles que vivem em um contexto similar ao seu. Multiculturalismo, a presença de variadas culturas e sua coexistência, resulta na combinação de “mindsets” e por consequência, ideias que contém aspectos de diferentes pontos de vista. A inovação se alimenta destas perspectivas distintas de nosso mundo, suas instituições, organizações, mercados, regras e oportunidades.

No mundo de hoje, aprender se tornou fácil. Tão fácil quanto ligar qualquer dispositivo com conectividade online e procurar por qualquer coisa que seja de seu interesse. Você pode acessar uma vasta variedade de informações em questão de minutos sobre quase qualquer tópico que você consiga imaginar. Podcasts, blogs, artigos, estudos e vídeos. Tantos tipos de mídia, vindo de pessoas de todos os lugares do globo, discutindo qualquer coisa. 

A educação também foi muito beneficiada pelo mundo virtual; grandes instituições educacionais começaram a oferecer seus serviços pela web. Cursos, bacharelados, mestrados e até PhDs  podem ser obtidos pela sua instituição de interesse, sem nem precisar se mudar para outro lugar e possivelmente ter que deixar para trás seu atual trabalho, casa ou estilo de vida. É uma revolução intelectual!

O comércio internacional só tende a crescer, empresas podem vender e enviar seus produtos para clientes de qualquer continente em alguns dias ou semanas. Negócios não estão mais limitados a consumidores locais e consumidores não estão mais limitados a produtos ou serviços locais. Antes, grandes organizações eram a maioria entre os que tinham recursos para alcançar canais de renda vindos de outros países, agora por conta do “networking” global, pequenas firmas podem chegar a acordos com clientes e fornecedores por todo o mundo.

Hoje, eu estou matriculado no MBA global do “Hayek Global College”, uma universidade 100% online do Brasil, com pessoas de 8 países diferentes. Estou aprendendo muito sobre administração de negócios e compartilhando experiências vindas de origens contrastantes. 

Alguns anos atrás, eu nunca teria imaginado que eu, um garoto nascido e criado na Guatemala, estaria discutindo as melhores práticas de gestão ou princípios econômicos libertários e a sua relação com os fornecedores de grão de café da América Central no mercado de cafeterias do leste europeu, o sistema educacional de agricultura do Sudão do Sul ou sobre uma agência de viagens da França, focada em viagens para a América do Sul. Eu te convido a se juntar a mim nesta nova fase da revolução global educacional. Clique aqui para saber mais sobre o MBA do “Hayek Global College”.

Hector Orlando Orellana Corzo é analista de políticas e portfólios do Branco Agromercantil da Guatemala, S.A., ele também é estudante e embaixador global do MBA do “Hayek Global College”.




Postagens Relacionadas